Descoberto o motivo da queima de óleo.
A tampa de válvulas que estava montada no lado esquerdo (mesmo lado que estava com o coletor quebrado), não assentava a junta corretamnente no cabeçote, deixando vazar óleo pela sua parte superior (e consequentemente sendo aspirada pela fresta deixada pelo coletor quebrado).
Só com a troca do coletor já tinha percebido a mudança, e na tentativa de regular as válvulas, é que percebi o defeito no assentamento da tampa. Esta foi corrigida desbastando a aba que cobre a borda do cabeçote (infelizmente sem foto do processo.)
Em relação aos amortecedores de Corsa: Ficaram muito duros para o uso, o "molejo" era dado só pelos pneus (ao balançar a carroceria ficava visível isso), e acabei voltando os originais.
Outro problema: Com o uso, surgiu um tranco na troca de marchas e arrancadas. Lembro que num "momento de raiva" na tentaiva de regular os carburadores (que continuavam com os estouros), chutei o escapamento e descobri que o coxim frontal estava frouxo. Resolvido com trava rosca e arruelas de pressão:
O problema dos estouros dimuiu regulando as válvulas individualmente (encontrando o PMS de cada cilindro) e adiantando o ponto (preciso de uma polia com "graduação" mais confiável...).
Lanternas rubi de "prástico" e placa alemã:
(O "downgrade" das lanternas foi para preservar as que estavam. Nunca se sabe quando um barbeiro pode atravessar a rua...)
Vamos ver no que vai dar: Solex H40 EIS.
Ainda a ser resolvido nesse par: a diferença das tampas, a presença da válvula de máxima em uma delas e difusores de 30 e 28.