Sendo o carro de "uso diário" e por problemas de falta de carga e do regulador de voltagem, este foi o item a ser atacado.
Alternador comprado no Mercado Livre, tive um pequeno problema ao receber. O vendedor esqueceu de colocar o endereço de entrega. Mas felizmente consegui pegar o dito cujo nos Correios.
Kit alternador e a bobina do "Mi" (pra aproveitar o frete).
O alternador:
Capela e pé do alternador antigo retirados:
Algumas rebarbas do pé novo removidos com a lima. Também foi necessário repassar os furos da base, pois não encaixavam nos prisioneiros do bloco. Outra coisa que tive de fazer, foi soltar um pouco os prisioneiros do bloco, pois a espessura dessa base era um pouco maior (15mm contra os 12mm da base original).
Aproveitei e troquei alguns parafusos que prendem a lataria por inox e cabeça allen. O que prende a chapa da ventoinha foi trocada também, entretanto, um dos parafusos impedia o curso do cavalete do acelerador tendo que ser trocado pelo antigo sextavado.
Base e respiro remontados, junta e a lata da base também foram trocados.
Na "bunda" do alternador possui os furos roscados para o uso da chapa do dínamo e do alternador.
Os alternadores lado a lado (Wapsa 35A x Cinap 75A):
Montando a chapa traseira:
Se a ventoinha raspar na chapa, é necessário adicionar arruelas espaçadoras, as mesmas da polia. E não queiram descobrir que precisa adicionar mais arruelas depois de tudo montado...
Apertando a porca traseira, adicione algumas gotas de trava rosca. Pra prender a melhor forma de prender o eixo na morsa, é usando a (metade da) polia original.
Remontado:
Obs: - Montado com a polia fornecida no kit, a correia ficava muito desalinhada, o que não acontecia com a polia antiga. (notava pelo fato da ventoinha da polia distante da carcaça do alternador.)
- Foi usada a cinta antiga do alternador porque é mais espessa (e provavelmente original) que a do kit.
Na primeira partida fica evidente a diferença que tinha com o outro alternador, e um "zumbido" dizendo que "tô trabalhando".
Obs: ainda não instalei o sensor de pressão de óleo.
Com o antigo alternador:
- Sempre tinha que colocar o motor em ± 1500rpm pra luz apagar, isso que há um bom tempo tinha feito a troca dos diodos de excitação.
- Mesmo com a troca da bateria, o rádio apagava quando dava a partida, sinal que faltava carga.
- Com os faróis ligados, a tensão ficava no máximo em 12V (acelerado), em marcha lenta, 11V pra menos, agora mesmo estando com farol alto e os neblinas, permanece em 14V (12V em ml).
- Foi feito um teste pra ver se carregava, segundo o eletricista, carregando perfeitamente. (Na minha opinião, não o suficiente)
Mais tarde, quando reparei no problema do curso do pedal e fiz a troca do parafuso, notei que o alternador esquenta bastante, a ponto de não poder botar a mão na carcaça. Consultando a "literatura" a chapa está montada corretamente, e consultando na net, há outro tipo de ventoinha nos VWs ar, com furos na parte central. Só que não vi nenhuma relação, pois na chapa do alternador, é aberta só na beirada.
daí amigo, to reformando minha brasília e me intereçei naqueles relógios de preção de óleo, temperatura e tals, poderia me passa o site ou loja que vc comprou? abraço...
ResponderExcluirOlá, disponibilizei o link nos comentários deste post.
Excluirhttp://brasa1981.blogspot.com.br/2011/12/novos-instrumentos.html?showComment=1334759829084#c2865981351348584449
Olá, gostaria saber seu comentário sobre o alternador, se é confiável, se carrega bem melhor que os originais da bosch de 35A e se pesa mais o motor no andar? Obrigado e Abraço.
ResponderExcluirOlá, até o momento não tive problemas com o uso desse alternador (sendo que desde essa data usei o carro diariamente) e também não tive mais problema de descarregamento da bateria, comparado com o Wapsa 35A. Quanto ao "peso" no motor não foi perceptível para o 1600.
ResponderExcluirTenho um alternador desses no meu fusca,depois de um ano de uso deu ploblema no regulador de voltagem.
ResponderExcluirEu comprei um alternador idêntico ao seu. Minha ventoinha está um pouco empenada, sabe dizer se isso prejudica o funcionamento do alternador, se tem algum risco de danificar algum componente interno?
ResponderExcluirAcredito que a ventoinha empenada provoque vibração e diminua a vida útil do rolamento do alternador.
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