26 de fev. de 2012

Alternador Cinap 75A


Sendo o carro de "uso diário" e por problemas de falta de carga e do regulador de voltagem, este foi o item a ser atacado.
Alternador comprado no Mercado Livre, tive um pequeno problema ao receber. O vendedor esqueceu de colocar o endereço de entrega. Mas felizmente consegui pegar o dito cujo nos Correios.

Kit alternador e a bobina do "Mi" (pra aproveitar o frete).


O alternador:






Capela e pé do alternador antigo retirados:


Algumas rebarbas do pé novo removidos com a lima. Também foi necessário repassar os furos da base, pois não encaixavam nos prisioneiros do bloco. Outra coisa que tive de fazer, foi soltar um pouco os prisioneiros do bloco, pois a espessura dessa base era um pouco maior (15mm contra os 12mm da base original).


Aproveitei e troquei alguns parafusos que prendem a lataria por inox e cabeça allen. O que prende a chapa da ventoinha foi trocada também, entretanto, um dos parafusos impedia o curso do cavalete do acelerador tendo que ser trocado pelo antigo sextavado.


Base e respiro remontados, junta e a lata da base também foram trocados.


Na "bunda" do alternador possui os furos roscados para o uso da chapa do dínamo e do alternador.



Os alternadores lado a lado (Wapsa 35A x Cinap 75A):


Montando a chapa traseira:


Se a ventoinha raspar na chapa, é necessário adicionar arruelas espaçadoras, as mesmas da polia. E não queiram descobrir que precisa adicionar mais arruelas depois de tudo montado...


Apertando a porca traseira, adicione algumas gotas de trava rosca. Pra prender a melhor forma de prender o eixo na morsa, é usando a (metade da) polia original.


Remontado:

Obs: - Montado com a polia fornecida no kit, a correia ficava muito desalinhada, o que não acontecia com a polia antiga. (notava pelo fato da ventoinha da polia distante da carcaça do alternador.)
- Foi usada a cinta antiga do alternador porque é mais espessa (e provavelmente original) que a do kit.

Na primeira partida fica evidente a diferença que tinha com o outro alternador, e um "zumbido" dizendo que "tô trabalhando".

Obs: ainda não instalei o sensor de pressão de óleo.

Com o antigo alternador:
- Sempre tinha que colocar o motor em ± 1500rpm pra luz apagar, isso que há um bom tempo tinha feito a troca dos diodos de excitação.
- Mesmo com a troca da bateria, o rádio apagava quando dava a partida, sinal que faltava carga.
- Com os faróis ligados, a tensão ficava no máximo em 12V (acelerado), em marcha lenta, 11V pra menos, agora mesmo estando com farol alto e os neblinas, permanece em 14V (12V em ml).
- Foi feito um teste pra ver se carregava, segundo o eletricista, carregando perfeitamente. (Na minha opinião, não o suficiente)

Mais tarde, quando reparei no problema do curso do pedal e fiz a troca do parafuso, notei que o alternador esquenta bastante, a ponto de não poder botar a mão na carcaça. Consultando a "literatura" a chapa está montada corretamente, e consultando na net, há outro tipo de ventoinha nos VWs ar, com furos na parte central. Só que não vi nenhuma relação, pois na chapa do alternador, é aberta só na beirada.

7 comentários:

  1. daí amigo, to reformando minha brasília e me intereçei naqueles relógios de preção de óleo, temperatura e tals, poderia me passa o site ou loja que vc comprou? abraço...

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    1. Olá, disponibilizei o link nos comentários deste post.

      http://brasa1981.blogspot.com.br/2011/12/novos-instrumentos.html?showComment=1334759829084#c2865981351348584449

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  2. Olá, gostaria saber seu comentário sobre o alternador, se é confiável, se carrega bem melhor que os originais da bosch de 35A e se pesa mais o motor no andar? Obrigado e Abraço.

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  3. Olá, até o momento não tive problemas com o uso desse alternador (sendo que desde essa data usei o carro diariamente) e também não tive mais problema de descarregamento da bateria, comparado com o Wapsa 35A. Quanto ao "peso" no motor não foi perceptível para o 1600.

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  4. Tenho um alternador desses no meu fusca,depois de um ano de uso deu ploblema no regulador de voltagem.

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  5. Eu comprei um alternador idêntico ao seu. Minha ventoinha está um pouco empenada, sabe dizer se isso prejudica o funcionamento do alternador, se tem algum risco de danificar algum componente interno?

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  6. Acredito que a ventoinha empenada provoque vibração e diminua a vida útil do rolamento do alternador.

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