Carburadores desmontados, inicio plainando as bases dos corpos e as borboletas, usando uma lixa 150/400, um pedaço de vidro e uma tábua.
Banho "químico" a base de vinagre diluído em água (±50/50), por até 1h.
Um banho de "Car 80" pra remover outras sujeiras, e seguido de limpeza com thinner. E também vou remontaros carburadores do álcool pra reserva.
Carburadores remontados:
Instalados no motor, o único detalhe a mais que tive de fazer é dar uma batida em um deles para soltar a esfera interna que impedia que a bengala injetasse gasolina.
Entretanto, ao funcionar, a marcha lenta estava instável, como se de uma entrada de ar falsa intermitente. Aperta aqui, regula ali, com o motor funcionando, olho pra bobina e no terminal negativo um faíscamento. Ao verificar o parafuso, não estava apertado o suficiente. Um detalhe é que já tinha notado antes uma variação no conta giros.
Tudo apertado e fazendo a regulagem. Usei dois vacuômetros para poder acertar pelo menos as hastes do acelerador. Estranhamente devo ter algum problema em um dos cabeçotes, pois a leitura em marcha lenta não é igual nos dois lados.
Aqui os dois pára lamas que comprei nesse meio tempo, são paralelos e em estado razoável. Joguei um "TF7" pra segurar um pouco a ferrugem até fazê-los.
Acho que agora posso montar um painel "LS".
Voltando ao motor, tudo regulado/montado/apertado, voi sair pro "test drive", mas em menos de 30m dá uma falhada e não mantem mais a lenta, fora a aceleração "quadrada".
Os carburadores não eram, pois continuavam injetando. Mexendo nos cabos de vela, noto que ao tirar o do cilindro 2, ele voltava ao "normal" (obviamente falhando um cilindro) e um faíscanento na bobina.
Boto uma bobina temporária, e nenhuma alteração. Mas ao trocar a tampa já melhorava (Usei a tampa do Gol CHT, era o que tinha disponível aqui)
Olhando atentamente para tampa, o problema: Duas rachaduras, uma em direção ao do cilindro 2 e outro na "entrada" da tampa.
Lembrando de um tópico na HP do Passat sobre um furo na tampa para "quebrar um galho", botei em prática, afinal, a tampa já tava condenada. Pra minha surpresa, essa dica funciona, só não foi melhor por causa da outra trinca (a faísca acabava indo por fora direto pro cilindro 2, resultando em estouros e "morte" em marcha lenta).
Agora é comprar uma nova tampa/rotor.
Ahh então era por isso que quando comprei meu Opala, ele veio com esse furinho na tampa do distribuidor! Muito interessante saber que esse quebra-galho funciona hein.
ResponderExcluirCara, tô acompanhando direto aqui teu blog, pois espero ter uma Brasa em breve e essas dicas são valiosas.
Abraço.