Motor retificado, ou melhor: Motor zero, e o bolso também.
Basicamente retífica do virabrequim/carcaça, embuchamento das bielas, alojamento das bielas, ajustagem, banho (?) da carcaça, tuchos sobremedida e usinagem das camisas (+0,5mm).
"Fechado" pelo mecânico.
Nesse meio tempo, o câmbio voltou pro lugar com novos coxins.
Um carrinho e uns macacos hidráulicos dão conta do "servilço".
Peças repintadas, no início da retirada do motor já tinha comprado a capela com o sistema de radiador deslocado da Kombi.
Chicotes da parte traseira refeitos (infelizmente sem fotos do processo no momento), um novo positivo do motor de partida até a caixa de fusíveis, substituição dos fios do sinal do alternador e pós chave, além de novas linhas pro conta-giros, luz de neblina traseiro e pra um possível amplificador de som. Tudo revestido com espaguete corrugado.
Voltando a remontagem, umas coisas que deram trabalho:
- Pra achar a mola do regulador de pressão de óleo, que tive de comprar lá na Unicom (pelo peçasonline.com.br custava em torno de R$1,00, mas não tinha pelas redondezas, e lá foi R$5,00 ¬¬)
- O pinhão do distribuidor que montei sem verificar que o pistão 1 estava no PMS (ponto morto superior), mas sim no 4, aí só pegava com os cabos invertidos.
- A caixa da ignição eletrônica tinha virado uma piscina quando lavei o cofre e aí tudo tava em curto, sorte que meu irmão é técnico em eletrônica e rosolveu (valeu!).
- Dobrar os canos de cobre pra passagem do combustível e manter o suporte do tubo de compensação (este eliminado) pra segurar o cano sem que esbarrasse na capela. A esmerilhadeira trabalhou aí.
- A bomba de combustível resolveu dizer adeus.
- Por causa do tempo que ficou parada, o tanque enferrujou na parte interna, o que dava entupimento no pescador. Resolvido com um pré filtro na entrada.
- O trabalhão que é montar as tampas dos facões.
E "voltando a vida".
Até aqui é um resumo de quase tudo que aconteceu de Fevereiro até Maio de 2010.
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